Professora ou Influenciadora?
Como uma professora universitária se tornou uma das primeiras influenciadoras de educação em Odontologia do Brasil?
Tudo começou quando - em outubro de 2015 - cumpri uma promessa feita aos estudantes de Odontologia da UFRGS: gravar um vídeo explicando como montar e utilizar o porta-matriz de Tofflemire. O vídeo publicado no YouTube teve mais de 1000 visualizações em menos de uma semana e motivou a gravação de mais conteúdo para a plataforma.
O nome Professora Dentista surgiu no ano seguinte, quando senti a necessidade de criar um perfil no Instagram que fosse exclusivo para a divulgação de conteúdo de ensino odontológico.
Não demorou para que eu ficasse conhecida nacionalmente pela criação de conteúdo para estudantes de Odontologia e dentistas. A partir desse trabalho, recebi inúmeros convites para compartilhar meu conhecimento em todo o país, ministrando aulas em cursos de pós-graduação, semanas acadêmicas e congressos nacionais e internacionais.
Biografia Profissional
Sou gaúcha, natural de Porto Alegre, mas vivi a maior parte da minha infância em Lajeado, cidade do interior do Rio Grande do Sul.
Sempre fui criativa e, apesar de tímida, bastante comunicativa. Adorava apresentar trabalhos na escola, fiz parte de grupos de teatro e sonhava em ser atriz ou apresentadora.
Aos 17 anos, após minha formatura do ensino médio, retornei a Porto Alegre onde cursei Odontologia na PUC-RS. Durante a graduação, me interessei pela Dentística e trabalhar com a área passou a ser meu objetivo.
Já perto da formatura, conversando com um professor sobre opções de cursos de especialização em Dentística, veio a pergunta que definiu meu futuro: “Tu já pensou em ser professora?”
A verdade é que eu já havia pensado. Talvez a docência fosse o lugar para explorar minha criatividade e a sala de aula pudesse ser meu palco. Acredito que a pergunta do meu professor foi a validação que eu precisava. Alguém havia reconhecido minha capacidade de comunicação e eu precisava agir.
Com meus pais na minha formatura em Odontologia em 2002
Pesquisei sobre seleções para Mestrado em Dentística e, com estudo, a cara e a coragem, fiz a prova na USP-SP. Fui selecionada e iniciei o curso em 2003. Durante a pós-graduação, fui orientada pela Profa. Márcia Martins Marques e co-orientada pela Profa. Márcia Pinto Alves Mayer, mulheres fortes e competentes que me ensinaram muito - tanto nas minhas áreas de estudo, quanto no desenvolvimento das minhas habilidades de dedicação e busca dos meus objetivos. Minhas pesquisas durante a pós-graduação abrangeram materiais restauradores com ação antibacteriana e bactérias cariogênicas.
Já no Doutorado, também na USP-SP, corri atrás da oportunidade de cursar o Doutorado-Sanduíche. Em 2007, embarquei rumo a San Francisco (EUA) onde realizei um estágio de um ano na UCSF, sob orientação do Prof. John Featherstone.
Apresentando trabalho no ISLD Berlim em 2006
Exibindo com orgulho meu crachá no laboratório de meu orientador, professor John Featherstone, na UCSF em 2007.
Dia da minha Defesa de Doutorado, em 2009, com minhas professoras orientadora Márcia Martins Marques e co-orientadora Márcia Pinto Alves Mayer e a banca avaliadora.
Após esse período no exterior, finalizei meu Doutorado e resolvi retornar a Porto Alegre para concretizar meu objetivo: ser professora universitária. Esse foi o período de maior incerteza em minha vida profissional: foram anos me preparando para esse momento, mas será que eu estava pronta? Será que haveria uma oportunidade pra mim?
Um dia minha orientadora de doutorado me avisou: está abrindo concurso para a Dentística da UFRGS. Minha primeira reação: não tenho chance, não vou fazer. A resposta dela foi enfática: vai fazer sim! Eu a respeitava demais para desobedecer :-)
Entendi a máxima “O NÃO você já tem” e resolvi arriscar receber o SIM. Apesar do medo de “passar vergonha” - a famosa Síndrome da Impostora que muitas mulheres irão identificar - participei dos 4 dias de concurso e fui aprovada!
Em 2010, iniciei minha trajetória como docente em um dos melhores cursos de Odontologia do Brasil. Desde então atuo nas atividades teóricas, práticas e clínicas ministrando aulas de Dentística e Anatomia Dental. Posso afirmar com orgulho que, como professora da UFRGS, participei - e sigo participando - da formação acadêmica de centenas de dentistas.
Com a publicação do meu primeiro vídeo no YouTube, pude romper as barreiras da minha Universidade. Não demorou para que os primeiros convites para eventos e palestras começassem a aparecer. Foi incrível ser convidada para cursos em Salvador e encontrar estudantes de Odontologia que, mesmo com milhares de quilômetros de distância, conheciam meu trabalho e estavam entusiasmados em ouvir o que eu tinha para ensinar.
Ministrando meu primeiro curso em congresso nacional, em Salvador no CIOBA 2016, em stand de empresa de instrumentais.
Prêmio Melhor Instagram de Conteúdo / Aprendizado de 2016
Recebendo o Prêmio de Melhor Instagram de Conteúdo / Aprendizado de 2017
É inegável o quanto a exposição como influenciadora fez meu trabalho ficar conhecido. Foram inúmeras participações em semanas acadêmicas, jornadas e congressos por todo o país. Junto com minha amiga e parceira profissional professora Maria Carolina Erhardt, participei 3 vezes como palestrante na grade principal do maior congresso odontológico da América Latina, o CIOSP. Para nosso orgulho, nossas palestras sobre Clareamento Dental - assunto que amamos e faz parte da nossa atividade acadêmica, uma vez que juntas coordenamos uma Extensão em Clareamento - tiveram sala lotada nos 3 anos em que participamos.
Respondendo perguntas após a palestra no 38º CIOSP em 2020.
Palestra ministrada no 39º CIOSP em 2022.
Nossa participação no 40º CIOSP em 2023.
Essa é um pedacinho - bem resumido - da minha história até agora. São 22 anos como cirurgiã-dentista, 14 como professora universitária em uma das mais conceituadas Faculdades de Odontologia do país e 9 anos como influenciadora digital em Odontologia.
Não sei o que o futuro reserva, mas fico feliz em te ter aqui acompanhando minha trajetória. Espero que ela possa, de alguma forma, servir de inspiração e motivação para você.